Buscando meios alternativos para o tratamento do lixo doméstico e procurando introduzir o conceito de compostagem, a população e a Associação dos Amigos dos Jardins Petrópoles e dos Estados (Sajape), por meio de uma parceria com a Subprefeitura Santo Amaro e com financiamento do Fundo Especial de Meio Ambiente (Fema), desenvolveram o projeto Compostando no EcoPonto.
O intuito principal do projeto é oferecer à população a oportunidade de aprender mais sobre a importância da compostagem e seu funcionamento, além da conscientização em relação ao destino dado ao lixo orgânico na cidade de São Paulo.
A parceria firmada entre Subprefeitura Santo Amaro e Sajape, prevê, por parte da Subprefeitura, a cessão de um espaço no EcoPonto Vicente Rao e de um funcionário para o desenvolvimento das práticas do projeto. Lá foi instalado o Pátio de Compostagem, que recebe resíduos vegetais, como restos poda de árvores, cercas vivas, galhos, arbustos etc. Esses materiais são depositados no triturador, máquina que processa os detritos para a produção do composto. Nos próximos meses, esse composto produzido no EcoPonto com os resíduos depositados pela população será disponibilizado gratuitamente a quem tiver interesse em adquirir o material para utilização como adubo de hortas e jardins domésticos.
Para garantir o envolvimento da população o ‘Compostando no EcoPonto’ também desenvolve ações voltadas a jovens e crianças nas escolas da região. Como uma palestra apresentada em um colégio particular da Vila Isa, a uma turma de aproximadamente vinte adolescentes, entre 15 e 16 anos de idade. Apresentada pela bióloga Patrícia Blauth, a palestra apresentou um conteúdo diversificado, no que diz respeito à reciclagem. A palestrante abordou o conceito de reciclagem, o que pode ou não ser reaproveitado e apresentou aos alunos uma composteira, parte integrante do sistema de compostagem. Durante o evento houve muita integração entre os alunos, que demonstraram estar antenados sobre o assunto.
Como funciona
O processo de compostagem faz parte da agricultura urbana que cada vez mais passa a integrar a vida do paulistano. Esse procedimento visa diminuir a quantidade de lixo orgânico destinado aos lixões e aterros sanitários da cidade.
O sistema é constituído por uma composteira (sistema que pode ser montado com madeira velha, bambu ou tijolos). Nela é depositada parcela de lixo orgânico decorrente do dia-a-dia, criando-se uma camada de lixo e outra com folhas secas e serragem, para evitar o mau cheiro.
Serviço
Compostando no EcoPonto
Horário: Terças e quintas-feiras, das 9h às 11h
Local: EcoPonto Vicente Rao
Endereço: Avenida Vicente Rao, 308, Baixo do Viaduto Vereador José Diniz.
Telefone: 3854-7372
Fonte: Prefeitura de São Paulo
Ola, recentemente colocaram a rua Gabrielle D`Anuzzio como alternativa de rota em direção a marginal Pinheiros em função das obras do monotrilho na Av Jornalista Roberto Marinho que interditou uma faixa entre as ruas Cosntantino de Souza e Princesa Izabel (proximo cruzamento com av Santo Amaro).
A rua Gabrielle D`Anuzzio cruza a av Vereador Jose Diniz (há um farol na esquina). A rota alternativa então passa pela Gabrielle, cruza a Vereador e desce pela Rua Princesa Isabel para pegar novamente a av Jornalista Roberto Marinho. Na minha opinião esta rota alternativa não ajudou em nada pois os carros tem cair novamente na Roberto Marinho apenas a uns 300 a 500 metros depois do desvio em função das obras.
O pior é que este desvio esta causando um transito grande na Gabrielle D`Anuzzio (cerca de 3 a quadras) e os carros ficam parados nestes quarteirôes pois necessitam esperar o farol para cruzar a Vereador Jose Diniz. Isto ocorre principalmente entre os horarios da 7 às 10 horas da manhã todos os dias. Ainda que não haja alternativa a isto, talvez a sugestão seria pelo menos aumentar em uns 5 a 10 segundos o periodo de abertura deste farol da Gabrielle e Vereador Jose Diniz para que possa passar um pouco mais de carros no cruzamento. Me parece que isto não interfere no transito da Vereador pois esta fica parada mesmo em toda a sua extensão até a av Ibirapuera e este periodo adicional de abertura certamente beneficiaria o transtorno para os carros e moradores da rua e entorno. Como todos sabem o bairro era bem calmo e agora esta um transtornmo pois é utilizado como rota de fulga.
Desta forma peço, caso haja possibilidade, que vocês contactem a CET para pelo menor verificar a possibilidade de se aumentar este tempo do farol da Gabrielle com Vereador Jose Diniz (pelomenos no horario de pico acima).
Não sei se este é o veiculo correto,mas caso seja um outro canal para comunicação peço me informar também.
Grato
Paulo